O aumento acelerado da conectividade e a ascensão dos Games
A quantidade de pessoas que têm acesso a tablets e smartphones é cada vez maior. Segundo a GSM Intelligence, existem 5.22 bilhões de dispositivos móveis hoje no mundo. No entanto, sabemos que ainda existe uma parcela significativa da população que não tem condições de acessar essa tecnologia.
As desenvolvedoras de games olham para esse segmento de mercado há quase três décadas. Já existiam outros dispositivos portáteis (chamados de handheld) antes dos smartphones e tablets, mas o lançamento do iPhone, em 2007, marcou uma nova era nos jogos mobile. A partir disso, outras empresas também lançaram dispositivos similares e possibilitaram a criação de jogos para seus sistemas operacionais.
Fonte: Visual Capitalist / Pelham Smithers
De 2009 a 2012, foram lançados jogos como Candy Crush, Fruit Ninjas, Subway Surfers, Angry Birds. Estes, foram os grandes responsáveis por inserir muitas pessoas, que não praticavam jogos eletrônicos em PC ou Console, no universo Gamer.
Em seguida, aconteceu outro fenômeno no mercado, o Pokémon Go, um jogo que utilizou mais recursos dos smartphones, inserindo interações através de localização e imagem. A tarefa do jogo é simples: o usuário interage com um mapa baseado no mundo real (inicialmente o Google Maps e atualmente o OpenStreetMap). O jogador se localiza e procura Pokémon por meio desse mapa.
A experiência de usuário, a jogabilidade e o ecossistema que se forma em torno do Pokémon Go foram inéditas e chaves para o sucesso que se mantém até os dias de hoje.
Quando os grandes jogos de PC e console, como Call of Duty, Fortnite, PUBG, foram incorporados em smartphones e tablets, mais pessoas passaram a ocupar espaço no segmento mobile, ou seja, até então estávamos falando de pessoas que não praticavam jogos eletrônicos em outras plataformas, ou de outro grupo que não tinham acesso a computadores e videogames, mas gostariam de praticar estes jogos já consagrados.
Podemos concluir que o sucesso dos jogos mobile é feito da soma de diversos fatores históricos. Além da sua acessibilidade, o mobile possibilita experiências tão boas ou melhores que as outras plataformas.
Aqui no Clube de Habilidades, enxergamos o aumento da conectividade como uma oportunidade de melhorar o nível de educação como um todo. Pois, quanto mais pessoas conseguirem acessar a internet, mais gamers teremos praticando jogos que podem potencializar as habilidades e competências socioemocionais. Precisamos observar que somente o acesso não basta, temos que ajudar as pessoas a utilizarem as ferramentas de forma produtiva, com senso crítico e fazendo questionamento em relação a seus impactos, tudo isso num ambiente seguro e divertido.
O Clube de Habilidades é m espaço onde crianças e adolescentes desenvolvem habilidades essenciais para o futuro utilizando Games populares.
*Esse post faz parte uma publicação desenvolvida por Santiago Andreuzza no portal O Futuro das Coisas.
Se você é responsável por uma criança de 8 a 12 anos que já tem convívio com Games “da moda”, e acredita que as experiências nesses Games podem ser mais produtivas, temos um convite para você =]
Todos os meses temos encontros gratuitos do Clube de Habilidades, é só acessar esse site para saber a próxima data e como se inscrever.