Como os Games atingiram o patamar atual
Nunca houve tanta atenção voltada para os jogos eletrônicos como nesses últimos tempos. Os números são grandiosos quando falamos de faturamento, audiência, transmissões e pessoas jogando.
Recentemente, notícias relataram que os ganhos totais da indústria Gamer foram maiores do que a soma dos faturamentos do cinema e esportes americanos, totalizando um valor de $174 bilhões de dólares. É um marco histórico que, diante de uma das métricas mais cobiçadas e perseguidas pelas empresas [faturamento], os Games terem atingido um desempenho maior do que indústrias já consolidadas
O gráfico abaixo mostra de 1quais tipos de dispositivos vêm os ganhos dessa indústria.
Fonte: Newzoo
Quando observamos o comportamento desse mercado nos anos anteriores, visualizamos uma crescente ao longo do tempo. O gráfico abaixo, de 2018, mostra a progressão desde 2012 e uma estimativa precisa dos resultados que de fato foram alcançados em 2019 e 2020.
Fonte: Newzoo
Podemos constatar que a indústria dos Games segue um caminho que, de certa forma, já estava previsto. Em 2018, um artigo da Reuters destacou algumas das principais áreas de investimento do mercado. Nessa época, a indústria dos Games já batia as da TV, música e filmes.
Breve história dos Games
Antes de se equiparar às grandes indústrias do entretenimento e esporte, desde os anos 1970 os jogos eletrônicos são um mercado significativo – década em que houve muitas invenções.
Os anos 80 foram marcados pela utilização de PCs para jogar e por uma série de lançamentos de consoles e jogos.
Em 1983, após a entrada de diversos players no mercado, além de problemas de licenciamento e publicação, aconteceu o famoso ‘video game crash’ ou ‘quebra da indústria dos video games’. Apesar da queda, foi uma década de ouro para os jogos, quando empresas como Sega, Atari e Nintendo.
Durante a década de 90, presenciamos a consolidação da Nintendo e a entrada da Sony no mercado de consoles. Já os jogos de PC estavam cada vez mais massivos e emerge o movimento mobile, marcado pelo famoso Snake – jogo cobrinha nos telefones da Nokia.
Nessa época, também surgiram os primeiros grandes campeonatos presenciais nos EUA.
O que roubou a cena no Brasil nos anos 2000 foram as Lan Houses – estabelecimentos com computadores conectados em redes locais (no caso Local Area Networks), onde era possível jogar multiplayer, ou seja, várias pessoas jogando juntas e ao mesmo tempo, em um cenário virtual único. Não há dúvidas que esse movimento foi um dos responsáveis pela popularização dos jogos eletrônicos e o início da Cultura Gamer.
Nos anos seguintes, com o maior acesso à internet, dá início a era que conhecemos atualmente. Muitas pessoas jogando online e uma gama cada vez maior de jogos. O lançamento da Twitch, 2010 – primeira plataforma a popularizar o Streaming com foco em Games, aumentou o consumo de conteúdo sobre jogos, pois qualquer pessoa poderia fazer o Streaming do que estava jogando.
Fonte: Visual Capitalist / Pelham Smithers
Se você quiser saber detalhes dos jogos entre as décadas 1960 e 2010, acesse esse site.
Mas por que só agora os holofotes se voltam para este mercado?
Uma das respostas mais plausíveis é a situação de isolamento social que o mundo vive desde 2020 e que ainda se mantém em vários lugares. Diversos artigos que analisam o desempenho desse segmento, enfatizam o óbvio: o baixo volume de pessoas nos eventos presenciais fez com que os ganhos em vários mercados despencassem. Já os games, por terem grande parte de suas atividades de forma digital, não só deixaram de perder, mas aumentaram suas receitas.
Além do contexto pandêmico, também precisamos considerar aspectos de evolução tecnológica, cultura digital e perfil das gerações de quem praticou e ainda pratica.
O Clube de Habilidades é m espaço onde crianças e adolescentes desenvolvem habilidades essenciais para o futuro utilizando Games populares.
*Esse post faz parte uma publicação desenvolvida por Santiago Andreuzza no portal O Futuro das Coisas.
Se você é responsável por uma criança de 8 a 12 anos que já tem convívio com Games “da moda”, e acredita que as experiências nesses Games podem ser mais produtivas, temos um convite para você =]
Todos os meses temos encontros gratuitos do Clube de Habilidades, é só acessar esse site para saber a próxima data e como se inscrever.