O que vem antes da Gamificação

Na maioria das pautas sobre engajamento, seja na Educação/Aprendizagem, Marketing, Negócios, Gestão, a nossa tendência é trazer a Gamificação para a conversa. E de fato, a utilização desse conceito e suas ferramentas ajuda muito para estimular as pessoas a se engajarem em diversos tipos de movimentos. Gamificar significa utilizar elementos dos jogos para criar experiências com fins de engajamento e diversão.

Porém, precisamos levar em consideração que somente Gamificar uma jornada não necessariamente vai aumentar o engajamento. Pois, a preparação que precisa ser feita, é tão importante quanto a Gamificação em si.

No Clube de Habilidades — ambiente para desenvolver habilidades através de Games populares —, temos um processo de check in. Antes de iniciar as atividades realizamos um fluxo para deixar as pessoas mais a vontade, criar conexões entre elas e despertar a motivação intrínseca de cada participante.

Ao observar Games populares, como PK XD, Clash Royale, Rainbow 6, CS GO, Free Fire, Detroid, Cyberpunk e outros, percebemos que antes de entrar na etapa de Gamificação, estes fazem passos para ambientar a pessoa aos elementos jogo, e logo depois criar a conexão com toda a jornada do jogo. Assim, surgiram os nove pontos do nosso processo de check in:

  1. Contextualização/História: é preciso contar para pessoa o que está por trás daquela jornada, quais são macro objetivos e quem está envolvido no processo;

  2. Tour guiado por curiosidade: a explicação das do que e como deve ser feito é algo importante, cada vez mais processos de on boarding são fundamentais para iniciar jornadas digitais. Explicamos quais ferramentas utilizamos, como serão as atividades e quais serão os objetivo o finais;

  3. Noção total do ambiente: dar amplitude do espaço conceitual e prático, como limites do que pode ser feito ou não, como regras básicas em relação a agressões verbais, e a visualização de mapas que iremos utilizar nos jogos é uma ótima forma de explicitar a noção do ambiente;

  4. Como jogar: chegou a hora de jogar, na maioria dos Games existem etapas de treino e momentos para praticar táticas, jogadas e movimentos que o jogo oferece. Nós fazemos isso, incentivando as pessoas a explorarem os jogos individualmente por um período;

  5. Primeiro reforço positivo: logo após a etapa de prática, os jogos já oferecem uma boa recompensa, ou seja, um primeiro estímulo para o jogador se manter no ambiente. Nós já fizemos reconhecimentos verbais, pedimos para as crianças compartilharem o que já sabem sobre o jogo;

  6. Início com motivação e trilhas/rotas: as atividades válidas se iniciam, nesse momento é a primeira vez que surge a régua de níveis, deixando claro quais são os caminhos para o jogador evoluir de nível; No nosso caso é mais simples, trabalhamos com o foco em completar as atividades por dia e por mês;

  7. Feedback de ativação: é onde inicia interação entre jogo e jogador. Isso acontece via notificações de inatividade, bônus para jogar mais, créditos em aquisições e outros benefícios para quem está jogando. Nós recomendamos missões após as atividades realizadas com a turma e em breve teremos um benefício de valor, através de uma parceiro, pelas atividades;

  8. Evolução de habilidade: evidenciar que o jogador melhorou, pode ser através da melhoria de uma jogada, habilidade específica ou até mesmo evolução de nível. Nós mostramos isso na prática, fazendo tarefas rápidas antes das atividades;

  9. Gamificação: Chegou a hora de utilizar atividades, desafios, conquistas, missões, recompensas, rankings, badges e outros elementos dos jogos.

Existem muitos canvas e ferramentas para serem explorados, mas acredito que o entendimento do fluxo de Gamificação como um todo, pode ser mais útil no âmbito educacional. Abaixo deixo uma referência gráfica que traz uma perspectiva macro e completa sobre Gamificação.

Fonte: https://uxknowledgebase.com/

No Clube de Habilidades, utilizamos os jogos para exercitar e desenvolver habilidades em crianças e adolescentes, mas também, aprendemos com os jogos para criar uma experiência divertida e engajadora.


Se você é responsável por uma criança de 8 a 12 anos que já tem convívio com Games “da moda”, e acredita que as experiências nesses Games podem ser mais produtivas, temos um convite para você =]

Todos os meses temos encontros gratuitos do Clube de Habilidades, é só acessar esse site para saber a próxima data e como se inscrever.

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