Por que trabalhamos com Aprendizagem Baseada em Games
Durante conversas sobre o Clube de Habilidades, sua metodologia, visão e intenções, muitas pessoas nos questionam se trabalhamos com Gamificação. E, a sempre respondemos: "sim e não". A resposta é essa porque trabalhamos de alguma forma com Gamificação, mas nossa visão aqui no Clube, onde criamos atividades para crianças e adolescentes desenvolverem habilidades utilizando Games populares, é extremamente voltada a Aprendizagem Baseada em Games.
O conceito de Aprendizagem Baseada Games não é novo, as aplicações também não. Existem muitas empresas que criam jogos educacionais e corporativos com foco no aprendizado. Tem muita coisa bacana por aí, ideias relevantes que também utilizam jogos como ferramentas de absorção, prática e distribuição de conteúdo.
Um dos artigos que utilizamos como inspiração para criar nossa metodologia.
Em breve deixaremos pública a nossa metodologia, mas antes disso, é importante explicar quais são os motivos que nos fizeram utilizar jogos populares, como PK XD, Among Us, Minecraft, Roblox e outros, para o desenvolvimento de habilidades.
Sempre acreditei em integrações e parcerias, em qualquer área como negócio nos dias de hoje você fazer tudo sozinho, absolutamente do zero, me parece muito complexo. Ao observar três universos que tenho um conhecimento razoável para bom: o de Negócios, o de Educação & Aprendizagem e de Games, fiquei questionando o que os três universos tem em comum. E as principais conclusões que cheguei foram:
O mercado de trabalho atual, demanda como um todo de habilidades como Criatividade, Tomada de Decisão, Colaboração, Comunicação e outras.
As instituições de Educação e Aprendizagem enfrentam o desafio de ensinar as habilidades citadas acima. Seja por conteúdo, formato, engajamento ou metodologia como um todo.
Os Games populares tem o engajamento altíssimo e exercitam algumas das as habilidades que muitas instituições de Educação e Aprendizagem tem dificuldade de ensinar, habilidades que são essenciais para o mundo atual: dinâmico e conectado.
Através dessas conexões que o Clube de Habilidades nasceu – uma empresa que utiliza o engajamento e a diversão dos jogos digitais populares para exercitar e desenvolver habilidades. Realizamos atividades dentro dos jogos, no ambiente virtual, a interação é feita in gaming. As atividades vão desde colaborar com seus companheiros e companheiras de jogo, passando por realizar tarefas em duplas ou trios sem usar comunicação verbal, até estimular a criatividade e estratégia para arrecadar moedas e bônus de forma otimizada nos jogos.
Realmente acreditamos no potencial dos Games como um catalisador da Aprendizagem. Não temos a pretensão de tirar o divertimento que os jogos proporcionam, tampouco substituir as escolas. Queremos ser um ambiente complementar, onde crianças e adolescentes joguem em espaços seguros e façam atividades dentro dos jogos sob a nossa facilitação.
A opção de trabalhar com jogos “que bombam”, foi uma escolha simples pela questão do engajamento. Afinal, já que tem muita gente nesses jogos, que investem tempo e outros recursos, por que não utilizá-lôs como meio de Aprendizagem? A analogia que gosto de fazer é a das empresas em relação ao Whats App e/ou: por que criar seus próprios comunicadores se todo mundo já utiliza esses? É claro que minha metáfora foi simplista, mas a mensagem é: me parece mais fácil adequar a nossa metodologia para um lugar que tem muita gente, do que fazer muito esforço para trazer pessoas, ensinar a jogar, criar engajamento, e aí sim começar a fazer atividades que estimulem o desenvolvimento de habilidades.
Ainda, o Magic Circle (representado na imagem), que nesse engloba a Gamificação, é o que jogos existentes sabem fazer de melhor. Criar narrativas, mecânicas de jogo, experiência de jogo, storytelling e design são as especialidades das maiores empresas desenvolvedoras de jogos do mundo. Tanto que os resultados estão nos números em relação ao engajamento.
Sendo assim, me parece mais produtivo cada vez mais entendermos dos jogos que estão ganhando tração e que já são populares.
O nosso papel no Clube de Habilidades é de facilitação, somos responsáveis por manter o ambiente seguro e indicar as atividades que serão feitas dentro dos jogos.
Também trabalhamos muito a questão do sentimento e sensibilidade no ambiente dos jogos. Por si só, os Games já mexem muito com o emocional das pessoas, e nosso objetivo é conectar essas emoções ao aprendizado, ao comportamento e postura perante as situações que acontecem durante as partidas.
Como podemos ver na imagem, trabalhamos diversos aspectos de motivação, cognição e sociais ao praticar jogos eletrônicos. Utilizar todo esse contexto, para estimular o aprendizado com diversão é a nossa missão.
O impacto que os jogos causam são maiores que imaginamos, tanto para coisas boas como para ruins.
Estudamos cada vez mais esse universo para catapultar os impactos positivos dos jogos, criando ambientes onde as pessoas possam aprender se divertindo.
Se você é responsável por uma criança de 8 a 12 anos que já tem convívio com Games “da moda”, e acredita que as experiências nesses Games podem ser mais produtivas, temos um convite para você =]
Todos os meses temos encontros gratuitos do Clube de Habilidades, é só acessar esse site para saber a próxima data e como se inscrever.