Ambientes Tóxicos dentro dos Games

“É só criarmos uma rede”. 

Antes dos jogos se conectarem através da internet era preciso criar um ambiente de rede entre os computadores para jogar juntos. Dava um trabalho do cão, pois todos precisavam levar suas CPUs para o mesmo lugar, para então se conectarem a mesma rede.  Assim foram os primórdios do movimento migratório dos jogos Offline para modo Online.  

Como em todo o convívio social, as brincadeiras, piadas e brigas existiam. Era comum que a comunicação fosse, de certa forma agressiva em alguns comentários e brincadeiras. Aconteciam também cobranças por desempenho, mas nada que terminasse com a amizade ou que criasse um clima a ponto de não jogarmos mais juntos. 

Quando os Games online evoluíram , os canais de comunicação foram para dentro dos próprios jogos, permitindo conversas entre desconhecidos de qualquer lugar do mundo.

Muitas amizades foram feitas dentro dos jogos. Para termos uma ideia destes ambiente em números: 64% dos norte-americanos que estão online jogam vídeo-games, o que tornou os jogos uma espécie de rede social. Dos jogadores citados, 88% afirmaram jogar online e as principais experiências oriundas dos jogos foram: “fazer amigos (51%)" e “ajudar as outras pessoas (50%)". A rede em questão fornece um ambiente socialmente enriquecedor, por outro lado em alguns momentos pode ser prejudicial. 

Um dos fatores de maior preocupação dentro do ambiente dos Games é a violência, em muitos momentos existem comportamentos tóxicos durante partidas e streams.

Os Comportamentos Tóxicos estão divididos em dois grupos.

1. Agressões verbais:

As agressões verbais estão centralizadas em três elementos diferentes.

Desempenho:

Reclamações, brigas e piadas a respeito de como está a performance de cada jogador na partida, bem como a maneira que está desempenhando seu papel para a equipe. Em muitas situações essas “cobranças” não ocorrem pela habilidade, ou a falta dela, mas sim porque o jogador não fez algo que outro componente do time pensou que ele deveria fazer. 

Questões físicas - racismo/xenofobia: 

Acreditamos que o nome deste elemento é algo autoexplicativo. Destacamos também que após muitos jogos liberaram os servidores na América Latina, nós brasileiros temos sofrido com o assédio dos países vizinhos. Xingamentos como “macaco” tem sido muito comuns durante as partidas. Outro assédio que ocorre frequentemente é com o público feminino, neste caso vemos situações de machismo mas também de assédio sexual, e também com o público LGBTQIA+.

Ofensas gratuitas:

Estas ocorrem de maneira não linear e aparentemente sem motivo. São pessoas que abrem o chat de conversa do jogo e xingam quem está presente no game.

2. Agressões não verbais:

Existe uma série de comportamentos que podem ser feitos durante as partidas para provocar os jogadores, esses comportamentos são dependentes do modo do jogo, mas em geral observamos 3 modos.

Em relação a outros indivíduos da equipe:

Ocorre quando a agressão é pessoal – contra um colega de equipe especificamente, e prejudica a própria equipe.

Em relação a equipe em si:

Ocorre quando a agressão é direcionada a alguém, não é pessoal. Mas, tem o objetivo de prejudicar a equipe como um todo.

Em relação a rede como um todo, impactos no jogo:

Quando alguém usar “hacks” - softwares que melhoram o desempenho, por exemplo.

O crescimento das queixas a estes comportamentos fez com que em a ONG Anti-Defamation League, realizasse uma pesquisa a respeito. O estudo feito com cerca de mil jogadores online apresentou que 74% dos respondentes afirmaram já ter sofrido ameaças ou alguma forma de assédio durante as partidas nos ambientes online, entre estes jogadores, 65% relataram já terem sofrido ameaças extremas - como perseguição ou ameaças físicas. Os sujeitos da pesquisa possuíam entre 18 a 45 anos. É possível ter acesso ao conteúdo da ADL aqui.

Evidente que os dados relatados chamam atenção e são alarmantes em muitas esferas. Entretanto, cabe ainda lembrarmos que grande parte do público dentro dos games são menores de 18 anos, ressaltamos esta informação com a lógica de reforçar ainda mais a nossa preocupação por criar um ambiente saudável dentro dos jogos online. A responsabilização de todos por um ambiente saudável é o caminho para que possamos criar este ambiente ideal.

Aqui no Clube de Habilidades buscamos incessantemente a criação de uma cultura saudável dentro dos Games. Através de combinados feitos antes da atividades e orientações sobre formas de se comunicar durante os encontros, uma de nossas missões é manter o ambiente livre de qualquer tipo de agressão.


Se você é responsável por uma criança de 8 a 12 anos que já tem convívio com Games “da moda”, e acredita que as experiências nesses Games podem ser mais produtivas, temos um convite para você =]

Todos os meses temos encontros gratuitos do Clube de Habilidades, é só acessar esse site para saber a próxima data e como se inscrever.

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