Por que é importante as crianças exercitarem habilidades socioemocionais?

O mundo está cada vez mais complexo, digital e imprevisível. Diante desse contexto, o cenário profissional está em constante evolução, e não vai diminuir a velocidade. As instituições tradicionais de ensino enfrentam um desafio em relação a forma, metodologia, conteúdo e engajamento. A maioria das propostas educacionais tradicionais preparam crianças e adolescentes para passado, não para o Presente, quem dirá para o Futuro.

Mais do que ensinar as matérias tradicionais, é preciso complementar o aprendizado desenvolvendo de habilidades e competências como Comunicação Assertiva, Colaboração, Criatividade, Pensamento Crítico, Liderança Rotativa e outras.

O Fórum Econômico Mundial listou as habilidades mais importantes para os profissionais dos próximos anos. Curiosamente, todas são exercitadas durante a prática de Games. E, através de diversas atividades a nossa metodologia exercita e processa justamente essas habilidades, que já importantes nos dias de hoje e no futuro devem fazer parte de nosso repertório.

As 10 principais habilidades pensando em 2025. (Fonte: Future of Jobs 2020, Forum Econômico Mundial)

Yuval Noah Harari - Sobre o Futuro da Educação | 21 Lições para o Século 21 - Vídeo

Yuval Harari – historiador e autor dos best-sellers Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o Século 21, descreve um Futuro da Educação onde precisamos ensinar os 4Cs para aplicar em diferentes contextos: Critical Thinking (Pensamento Crítico) | Communication (Comunicação) | Collaboration (Colaboração) | Creativity (Criatividade)

Precisamos ir além da lógica tradicional de Educação, apenas passiva ou com foco apenas no resultado. Ao invés de apenas receber informações, crianças e adolescentes, precisam 'aprender a aprender', a participar de uma cultura de aprendizagem autodirigida, com linguagem, expressões e elementos que façam parte da sua realidade como nativos digitais.

A ideia de utilizar Games existentes e populares, como PK XD, Minecraft, Roblox, Among Us e outros tantos, surgiu a partir de conceber, trabalhar e participar de diversos espaços de aprendizagem. O desafio maior é sempre muito similar: engajamento como um todo. Então, percebemos que faz mais sentindo adequarmos a nossa metodologia de aprendizagem para onde jovens tem fluência e engajamento de forma orgânica.

Assim nasceu o Clube de Habilidades, com a intenção de preparar pessoas para hoje e para amanhã com diversão, leveza e uma lógica de comunidade muito forte – priorizando a cultura saudável e com foco no aprendizado.

Precisamos integrar o universo dos Games com o a Educação, pois, cada vez mais as interações virtuais estão presentes na vida das crianças. Através do desenvolvimento das habilidades que citamos, as crianças e adolescentes terão mais facilidade para aprender matérias escolares, hard skills e outros assuntos de seu interesse. Acreditamos que as habilidades socioemocionais são a base para o aprendizado como um todo.


Se você é responsável por uma criança de 8 a 12 anos que já tem convívio com Games “da moda”, e acredita que as experiências nesses Games podem ser mais produtivas, temos um convite para você =]

Todos os meses temos encontros gratuitos do Clube de Habilidades, é só acessar esse site para saber a próxima data e como se inscrever.

Anterior
Anterior

Ambientes Tóxicos dentro dos Games

Próximo
Próximo

Como são os encontros do Clube de Habilidades