Como são os encontros do Clube de Habilidades

O Clube de Habilidades é sistema de assinatura mensal que exercita e desenvolve habilidades através de atividades dentro de Games populares. Todas as atividades são realizadas dentro de jogos como PK XD, Minecraft, Roblox, Brawl Stars, Stumble Guys e outros. Por ser algo diferente de Gamificação, é importante que a gente explique como funcionam nossos encontros.

Comunicação:

Toda comunicação via chat, seja por voz ou texto, é feita através do Discord – aplicativo que nesse caso cumpre o mesmo papel que Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet, é um comunicador instantâneo. No Discord temos o nosso servidor, que é fechado e quem tem acesso são as pessoas assinantes do Clube de Habilidades. Então as crianças se comunicam por voz ou texto através do Discord e se enxergam no jogo através de seus avatares. O vídeo abaixo exemplifica um pouco do ambiente no Discord e dentro do Roblox.

Na imagem podemos a esquerda os participantes do chat que quando falam seus nomes ficam piscantes e o nosso user está transmitindo a tela para fins didáticos, com o objetivo de mostrar como é dentro do jogo.

Início e quebra gelo:

Precisamos iniciar todos os encontros despertando a intenção de conexão, ou seja, as crianças precisam se conectar para se engajar no processo. Por isso, o primeiro passo é sempre fazer uma espécie de check-in já dentro do jogo que vai ser utilizado. Na imagem abaixo temos um exemplo de check-in dentro do jogo PK XD, onde as crianças precisam se apresentar dizendo seu nome, idade, o que está sentido de acordo com a carinha do avatar que escolheu e porque está usando aquela roupa no avatar.

Imagem tirada dentro do jogo momento antes do check-in, pois, o ícone do armário significa que as crianças estão escolhendo seu visual nesse momento.

Atividades e o desenvolvimento das habilidades:

Para iniciar o modelo de atividades, é necessário pensar em dinâmicas que realmente unam as habilidades com a jogabilidade e experiência que o jogo escolhido oferece. As nossas atividades consistem criar dinâmicas utilizando os recursos disponíveis no jogo, então na maioria dos casos o que a gente faz é um combinado “por fora jogo”. O exemplo abaixo mostra bem essa situação, a nossa proposta é que dentro do jogo PK XD e em grupos as crianças chegam no final da corrida, exercitando a colaboração, comunicação e estratégia. Porém, uma corrida só tem um vencedor, logo, combinamos com as crianças que nós como grupo seremos vencedores se conseguirmos chegar na linha de chegada juntos.

A primeira imagem mostra como conduzimos e o passo a passo da corrida no PK XD(marcado em azul) e o vídeo logo após a imagem demostra a ação dentro do jogo.

Momentos livres:

Acreditamos que o Clube de Habilidades não pode se tornar algo chato, principalmente pelo excesso de dinâmicas. Por isso, entre um ou duas dinâmicas realizamos momentos de jogar livre e também algumas missões mais engraças, que tem o objetivo de ganhar recompensas e incentivar a diversão. Abaixo é um exemplo de uma atividade livre no PK XD, a entrega de pizzas o iFood para personagens dentro do jogo.

Fechamento encontros:

Assim como iniciamos com um momento correto, precisamos encerrar com conexão entre pontos num contexto divertido. Abaixo podemos ver um exemplo de descontração após o Gui (psicólogo e cofundador do Clube), explicitar o objetivo das dinâmicas em relação as habilidades, as crianças se divertem dançando juntas.

Processamento:

É o momento que conectamos todos os pontos, acontece no último encontro do mês e utilizamos o Mural para trazer perguntas para as crianças, registrar suas respostas e dialogar com um tom construtivo sobre as dinâmicas que fizemos dentro dos jogos.

Os nomes estão ocultos por questões de privacidade das crianças.

Ainda temos dois outros momentos importantes:

Descompressão: ao término dos encontros dinâmicas que baixam a agitação das crianças após as atividades e sugere atividades manuais e de leitura fora das telas.

Percepção de habilidades: temos um pequeno chatbot que as crianças dizem suas percepções em relação a habilidade principal trabalhada no mês.

Esse dois itens da nossa metodologia estarão em breve disponíveis no nosso blog.


Se você é responsável por uma criança de 8 a 12 anos que já tem convívio com Games “da moda”, e acredita que as experiências nesses Games podem ser mais produtivas, temos um convite para você =]

Todos os meses temos encontros gratuitos do Clube de Habilidades, é só acessar esse site para saber a próxima data e como se inscrever.

Anterior
Anterior

Por que é importante as crianças exercitarem habilidades socioemocionais?

Próximo
Próximo

Expressões Gamers