Como fortalecer a confiança com crianças nos Games para desenvolver a Comunicação.

A Comunicação Assertiva é a capacidade de enviar e receber informações, independente do canal de comunicação, com clareza, respeito, educação e transparência. A escuta ativa e confiança são vetores que buscamos trabalhar para cada mais vez para desenvolver a cultura saudável e eficiente na forma de se comunicar, levando em consideração as diferenças entre as pessoas que estão dialogando. Exercitamos a Comunicação Assertiva em quase todas as nossas dinâmicas, quanto melhor a comunicação, maior a Colaboração na esfera dos Games e de outros ambientes.

Inicialmente precisamos falar sobre conexão, pois, não podemos iniciar um processo de aprendizagem sem estar minimamente contextualizados e conectados com as crianças. Por isso, antes de exercitar a Comunicação, precisamos estabelecer altos níveis de confiança entre as crianças dentro do jogo que estamos utilizando para realizar as atividades. Elas precisam se sentir confortáveis para a partir daí poderem se divertir aprendendo.

Fazemos isso partir de três pontos iniciais de integração:

  1. Apresentação através dos avatares customizados pelas crianças:

    Iniciamos os encontros sempre fazendo um check in, onde já com seus avatares as crianças contam como foram os últimos dias, novidades do final de semana e outras coisas que podem ser relevantes para elas.

  2. Escolha de um jogo para apresentar:

    Em cada encontro nós pedimos para as crianças mostrarem um jogo que elas gostem, qualquer jogo, sem valor de julgamento. Durante a demonstração, convidamos quem escolheu o jogo a explicar como funciona, o que é necessário ser feito e o que já conseguiu e outros elementos que fazem parte da experiência.

  3. Perspectivas diferentes sobre jogos conhecidos:

    Uma das práticas que mais gostamos aqui no Clube de Habilidades é a de trazer para a conversa alguma história, informação, dado e/ou fato sobre o jogo que vamos utilizar nas atividades. Isso desperta ainda mais a curiosidade delas em relação ao jogo e cria uma relação horizontal. Pois, mostra para elas que também estamos inseridos nos ambientes dos jogos que fazem parte de seu dia a dia e que nossas atividades podem ser legais :)

Esses são os três pontos iniciais para que cada vez mais as nossas relações com crianças sejam de confiança. Abaixo temos um gráfico chamado ‘O círculo da confiança', que nos ajudou a criar os passos fortalecimento de confiança e entendimento de que as relações precisam ser confiáveis.

Durante os checkpoints do jogo, para avançar para o próximo nível, é necessário todo mundo estar junto e dizer determinadas palavras como forma de código para sinalizar o checkpoint. Para isso, é preciso estar com a confiança lá em cima, porque as margens de manobra são baixas e a necessidade de pensar, esperar e ter paciência é alta.

Quer vivenciar uma aula com atividades que exercitam a criatividades de forma gratuita? Agende uma aula gratuita clicando aqui.

Anterior
Anterior

O impacto emocional do momento pós-pandemia nas crianças.

Próximo
Próximo

Como transformarmos Games em ambientes para exercitar a Criatividade.